sábado, 24 de setembro de 2016

Organizadas para quem?

              Torcidas que se denominam se organizadas. Mas muitas vezes terminam virando caso de policia, muitas vezes afastam torcedores dos estádios, muitas vezes terminam gerando problemas  para os clubes. Mas em decorrência do tempo que elas estão presentes nos estádios, parece que os torcedores que não associados à nenhuma torcida desaprenderam a torcer por si só nos estádios.
             Por ser palmeirense frequento mais jogos do Palmeiras e reparando na torcida vejo que a torcida organizada sempre está presente em todos os jogos e está sempre puxando cantos para apoiar o time, como essas torcidas começam a cantar os outros torcedores acabam cantando junto. Faz um tempo que fui em um jogo que a maior torcida palmeirense estava fazendo um protesto e por conta disso assistiram o jogo sentados e em silêncio. E o estádio a maior parte do jogo ficou em silêncio, sem saber o que cantar. Ameaçavam cantar alguma coisa ou outra, mas nada ia pra frente, como se faltasse o maestro.
        Mas o que fazer com esses torcedores que muitas vezes participam de gangues, e brigam com outros torcedores de outros times ou até mesmo do mesmo time e as vezes essas brigas terminam e mortes e confusões com a policia e dando problemas para os clubes.
        Não sei o que faria com essas torcidas. Porque ao mesmo tempo que elas atrapalham muito o time, elas ajudam e muito o time. Um solução possível seria os times fazerem as suas próprias  e únicas torcidas organizadas, serem bem rígidos e as torcidas serem monitoradas, ou contratarem um animador de torcida que saiba as letras e organize as cantorias com um microfone.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Clubes grandes para pequenas administrações

             Portuguesa, popularmente conhecida como Lusa. Um time que ninguém tinha nada contra, alguns até tinham simpatia. Nunca foi um time grande, mas sempre foi um time mediano, que ficava variando entre a série A e B. Confesso que mesmo sendo palmeirense tenho uma simpatia pela portuguesa, um time que não é rival e tem uma forte tradição em São Paulo. 
            Mas no final do Brasileirão de 2013 foi rebaixada depois de ma virada de mesa do Fluminense. Até hoje isso não me desceu pela garganta. Pra que fazer isso, Flu? Não podia ir você jogar a série B que você tinha sido rebaixado? Mas ok. 3 anos se passaram e vejo que a portuguesa está sendo rebaixada  para a série D. Meu Deus!!! O que que aconteceu? Embora o empurrão inicial tenha sido do Fluminense, ter chegado a esse ponto não tem mais a ver com eles. O que aconteceu com aquele time que ia ficar pelo segundo ano consecutivo na série A? Cade aquela administração? Que administração incompetente é essa que em 3 anos deixou o time chegar a esse estado de estar ameaçado de ter que encerrar as atividades de futebol profissional, de ter que botar estádio a leilão? Não sei, mas acho uma pena terem deixado chegar aí.
         Mas se formos parar para pensar não é só a Portuguesa que está se arruinando. Cade o Paysandu, Juventude, Guarani, Goiás, São Caetano, Santo André,  Juventus, Nacional, Madureira, Bangu, e por ai vai. Uma lista enorme de times que já foram grandes ou já incomodavam muito os grandes do Brasileirão. O que aconteceu?
     Fico triste que os próprios dirigentes de clubes, que se dispuseram a fazer isso, tenham tamanho descaso com o próprio clube e time. Uma pena!
     

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Um ritual chamado futebol.

           Gosto muito de futebol, do esporte, confesso que não gosto muito de jogar, prefiro ficar assistindo e conversando. Mas uma das coisa que sempre me intrigou, o que leva tanta gente a sair de casa, faça chuva ou faça sol, para ir ver um jogo? O que faz tanta gente gastar dinheiro com camisetas, ingresso, transporte, comida e tanta coisa que é necessário para ver um jogo de futebol no estádio?
          Até hoje não descobri, uma das coisas que eu acho engraçado também é que dois homens que não se conhecem, podem se ver abraçados e chorando depois do gol do titulo, ou depois de eliminar um rival de uma competição importante.
         Uma das coisas que eu mais gosto do futebol é isso, ir ao estádio, se sentir parte daquela massa que vai entrando no estádio aos poucos. Aquele cheiro de churrasquinho de  gato e uma cerveja com um amigo, enquanto um carro tenta passar no meio das pessoas que estão tomando a rua. 
        Mas infelizmente acho que em pouco tempo irão acabar com isso, porque do jeito que estão querendo modernizaras pressas o futebol no Brasil, não muito longe irão acabar com essas pequenas coisas que fazem o futebol mais gostoso.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Voltei!

           Voltei. Mesmo depois de pensar muito se valia a pena. Faz tempo que não acompanho mais futebol. Mas resolvi voltar a ver. Depois do 7x1 fui parando aos poucos de ver, porque não sabia se valia a pena continuar me estressado tanto por uma coisa que eu não tinha como influenciar em nada. Mas resolvi voltar a assistir porque além de gostar muito de futebol, acredito muito que esse esporte é um meio mundial de integração social.
        Voltei a escrever, mas com um intuito diferente, vou reportar as minhas opiniões sobre o que está acontecendo no futebol mundial. 
       Vou tentar postar um texto por sábado,  mas como eu estou voltando a assistir também, preciso de tempo para me adaptar. 
     Até sábado!