sábado, 19 de julho de 2014

Quantos tipos de futebol!

A Copa do Mundo acabou, e o Brasileirão voltou, e eu resolvi voltar junto.
Quinta-Feira estava vendo Palmeiras e Santos. Com o jogo dá pra ver claramente como o futebol brasileiro está atrasado, o gramado, o ritmo de jogo, o jeito de jogar, a confederação, tudo errado. Fiquei pensando “Deve ser ressaca pós Copa, normal. Os jogos estavam muito bons na Copa!” mas não, os dirigentes não deveriam deixar ter ressaca pós copa, não pode ter ressaca pós Copa, porque no futebol europeu não tem ressaca pós Copa!! Lá o futebol é de um nível, que não chega a ser o da Copa, mas é muito parecido, porque a maioria dos melhores jogadores do mundo jogam na Europa!
Já no Campeonato Brasileiro parece um várzea de criança perto dos jogos Europeus e dos jogos da Copa!  Os nossos jogadores só chutam para a frente, não acertam um monte de passe que fazem, os gramados são horríveis. Mesmo que não devesse ter esse choque de uma ressaca pós Copa, infelizmente temos, e temos que voltar para a realidade do futebol brasileiro, e nos acostumar com isso.

Os responsáveis tem que fazer alguma coisa por isso, não só para não passar por outro vexame, mas sim pelo futebol.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Parar de jogar. Eu não! Tá maluco?

Porque é tão difícil parar de jogar bola?
 A maioria dos jogadores em atividade não deve pensar que um dia vão ter que parar.
            Nessa semana se aposentou o Rivaldo, que na minha opinião é um dos melhores jogadores de todos os tempos. Já estava mais do que na hora de ele parar, 41 anos, idade muito avançada para boleiros em atividade. Rivaldo jogou em vários times brasileiros e europeus, foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, foi ídolo do Barcelona, ganhou titulo de melhor jogador do mundo em 1999.
Um exemplo máximo de um jogador que não quer parar de jogar bola é o Rogerio Ceni. Goleiro do São Paulo há muito tempo, não consegue deixar as metas da equipe tricolor, que foi a única equipe de sua vida. Ano passado, Rogério, fez um ano ruim e falou que iria parar no final do ano, mas quando chegou a hora de parar ele renovou por mais um ano.

Mas porque é tão difícil assim? Não sei. Acho que um dos motivos dessa insistência é a emoção. Se o torcedor já sente emoção de ir ao estádio, acho que os jogadores sentem uma emoção muito maior, ainda mais quando constroem uma carreira vitoriosa, com a torcida gritando seu nome e criando uma história de carinho com sua torcida.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Brasil na Copa, Copa no Brasil.

Será que o Brasil está pronto para a Copa?
Eu acho que o Brasil, num aspecto geral, está muito mal preparado para a Copa.
            No futebol o Brasil só é um dos favoritos porque a copa é aqui, se fosse em qualquer outro lugar do mundo acho que o Brasil não passava das quartas–de-final com esse time.
A maior besteira que o Felipão fez, foi convocar o Júlio Cesar para a Copa do Mundo, com a antecedência que ele convocou, pois o mesmo depois de virar o terceiro goleiro do Queens Park Rangers, um time de segunda divisão inglesa,  foi jogar no futebol canadense. Meu Deus! Com tanto goleiro brasileiro bom e em boa fase, ele insiste em convocar o Julio Cesar. Tem o Fabio, do Cruzeiro, Vitor, do Atlético Mineiro,  Fernando Prass, do Palmeiras, entre outros.  Outro protegido do Felipão é o Fred, que mesmo com uma serie de contusões e sem poder jogar, o Luiz Felipe Scolari insiste em convocar, opções para a posição não faltam. Um que estava cogitado mas não saiu na convocação é o atacante palmeirense Alan Kardec, que também está em ótima fase no Palmeiras.
            Em outros aspectos o Brasil está completamente despreparado para a Copa do mundo, aeroportos em reforma, estádios que já eram para estar prontos e ainda não estão acabados, infelizmente os turistas não vão ter condições de pegar o transporte publico pela falta de organização que o governo promoveu nos transportes.
            Agora e durante a Copa, não adianta fazer protestos, porque se cancelarem ou pararem no meio esse evento, o Brasil vai ter gasto milhões para nada, milhões perdidos, que além de serem investidos na área errada não vão ser utilizados.

            É uma pena que mesmo tendo 8 anos pra se arrumar fique nesse desespero e talvez nem de tempo de acabar.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Fases do pé.

Todo jogador tem fases. Isso é fato. Às vezes está numa fase boa, às vezes nem tanto. Mas o que leva um jogador a ir mal em um time e quando muda de clube começar a arrebentar?
            Um exemplo recente disso é o jogador Jadson, que com o São Paulo chegou a representar a Seleção Brasileira na Copa das Confederações e estava numa ótima fase,  mas depois da crise vivida pelo São Paulo, ano passado, ele não conseguiu voltar junto com o time. Foi encostado, e sempre que entrava não conseguia desempenhar seu melhor jogo em campo. Faz três jogos que ele está no Corinthians, e faz três jogos que ele está sendo o melhor em campo.
            Minha opinião é que tudo isso é psicológico, pois o atleta pode estar passando por uma fase ruim e com isso a torcida começa a cobrar, e com essa pressão ele não consegue voltar ao seu melhor jogo.  Também tem a sombra, um exemplo claro de um cara que tem a sombra muito forte é o Bruno, goleiro do Palmeiras, que teve a tarefa de substituir o Marcos, quando ele se aposentou. Mesmo tendo sido emprestado para a Portuguesa antes  de ir para o gol do Palmeiras, ele não conseguiu. No primeiro ano foi razoavelmente bem, mas teve muitas falhas e a torcida começou a pegar no pé dele. Acho que quando ele entra em campo hoje em dia, já deve entrar com uma insegurança enorme.
            Mas acho isso um assunto muito interessante para pensar, porque será que isso acontece?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Arbitragem errada!

                O que falar sobre os juízes atuais? Já venho falando a muito tempo que estão muito fracos.  Nesse final de semana tivemos uma das maiores provas de que a arbitragem está muito fraca no Brasil, na partida entre Vasco e Flamengo. Durante o jogo teve uma falta cobrada pelo Vasco em que a bola bateu no travessão, bateu no chão dentro do gol e saiu. O juiz não validou o gol, pois “não viu”. Juro que não sei como a arbitragem não conseguiu ver,  tinham 5 profissionais encarregados de fazer isso!!! Sendo que dois estavam atrás do gol só pra verem se a bola entrou. Meu Deus!!! Como isso pode acontecer? A bola entrou 33 cm. Por causa desse fato o auxiliar de trás do gol  foi punido e não apitará mais jogos.
              Mas esse foi só um dos muitos erros que a arbitragem brasileira vem fazendo de uns tempos para cá. Erros inaceitáveis e sem punição, erros contra as regras, como validar um gol e depois anular esse gol, pênaltis e faltas mal marcados  entre outras coisas que os juízes não marcam ou marcam, que deveriam ser revistas.  Essa falta de qualidade está em todas as divisões do futebol brasileiro. 
             Na minha opinião,  para melhorar a qualidade dos juízes, as federações estaduais e a CBF deveriam ser  mais rígidas em seus testes e na formação dos árbitros.
               Uma outra coisa que também ajudaria muito a evitar erros de arbitragem, mas não depende só da CBF, seria o uso de tecnologia nos jogos para ajudar, pois nesse quesito o futebol está muito atrás dos outros esportes,  na maioria dos esportes se o juiz está em dúvida de algum lance, ele para o jogo na hora e marca a falta, o gol ou o que for necessário, sem erro.
         Acho que todos responsáveis  devem pelo menos começar a prestar atenção nesse aspecto para tentar melhorar, pois repito que está muito ruim.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Futebol, uma ilusão.

Futebol é o esporte mais popular no Brasil e no mundo. Isso faz com que o futebol envolva muito dinheiro. Os jogadores recebem salários muito altos. Como para virar jogador não precisa ter feito nem um tipo de estudo, muita gente põe a expectativa nos seus filhos na esperança de um dia serem jogadores.
            Muitos meninos e meninas começam a jogar futebol e param de estudar muito cedo, na esperança de entrarem em algum time grande, a maioria das vezes com o apoio dos pais e familiares. Mas a grande maioria das pessoas que fazem esse trajeto, não conseguem entrar em um time grande, pois é muita gente tentando.
Existem muitos empresários no futebol, muitos estão lá para exercer sua profissão e ajudar seus jogadores a entrarem nos clubes, mas muitos só estão interessados no dinheiro. E uma forma de ganhar dinheiro é mandar meninos muito jovens para o exterior para jogar em times grandes,  infelizmente esses empresários pouco se importam se o menino deu certo ou não no clube que ele foi deixado. Este é um dos motivos pelo qual ainda existem muitas pessoas que criticam a função destes mediadores.

             Por ter uma minoria de jogadores que tem sucesso em times de alto nível, tem gente que abandona tudo sem pensar, por ilusão. Para trabalhar com futebol, não se pode confiar 100% até que o atleta consiga se sustentar por meio do esporte, pois é um espaço arriscado que pode dar certo, mas como na maioria dos casos pode não dar certo. E se o menino ou a menina desistiram de tudo pelo futebol e não deram certo, ficam sem ter o que fazer depois que a vida de boleiro acaba. Mas se a pessoa terminou os estudos, ela vai conseguir algo para fazer e esse trabalho pode ser até relacionado com futebol.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Corinthians e seus problemas!

O assunto que tomou essa semana foi o 5x1 que o Santos deu no Corinthians no meio dessa semana. Aquele dia foi o dia das goleadas no Paulista, a do Santos e Corinthians e a do São Paulo contra o Rio Claro, mas como o outo jogo foi clássico deu mais repercussão.
Naquela  noite realmente o time corintiano estava mal, não conseguiram jogar, tentaram, mas estavam perdidos dentro de campo. Além do dia não ser bom pegaram o time do Santos que está numa fase ótima com grandes chances de ser campeão Paulista esse ano.
Nesse ultimo sábado em decorrência dessa derrota um grupo de 100 “torcedores” invadiu o CT do Corinthians, os torcedores invadiram para agredir os jogadores, porque levaram a goleada. Quando que a CBF, as federações locais  e a Policia Militar vão perceber que enquanto não prenderem esses marginais vai continuar acontecendo essas badernas esportivas. Não ė só com propagandas nos estádios que ele vão parar de se bater! Eles não estão nem aí pros times! Eles vão pros estádios para brigar! A Polícia tem que tomar uma atitude e prender todos esses vândalos!
Depois da invasão do CT,  alguns jogadores do Corinthians falaram que não entrariam em campo, para fazerem um protesto contra as organizadas, principalmente as que invadiram o CT. Mas hoje de manha o presidente do Corinthians, Mario Gobbi, veio a imprensa falar que eles entrariam em campo normalmente.

Agora resta esperar a Polícia resolver prender esses marginais!