Todo jogador tem fases. Isso é fato. Às vezes está numa fase boa, às vezes nem tanto. Mas o que leva um jogador a ir mal em um time e quando muda de clube começar a arrebentar?
Um exemplo recente disso é o jogador Jadson, que com o São Paulo chegou a representar a Seleção Brasileira na Copa das Confederações e estava numa ótima fase, mas depois da crise vivida pelo São Paulo, ano passado, ele não conseguiu voltar junto com o time. Foi encostado, e sempre que entrava não conseguia desempenhar seu melhor jogo em campo. Faz três jogos que ele está no Corinthians, e faz três jogos que ele está sendo o melhor em campo.
Minha opinião é que tudo isso é psicológico, pois o atleta pode estar passando por uma fase ruim e com isso a torcida começa a cobrar, e com essa pressão ele não consegue voltar ao seu melhor jogo. Também tem a sombra, um exemplo claro de um cara que tem a sombra muito forte é o Bruno, goleiro do Palmeiras, que teve a tarefa de substituir o Marcos, quando ele se aposentou. Mesmo tendo sido emprestado para a Portuguesa antes de ir para o gol do Palmeiras, ele não conseguiu. No primeiro ano foi razoavelmente bem, mas teve muitas falhas e a torcida começou a pegar no pé dele. Acho que quando ele entra em campo hoje em dia, já deve entrar com uma insegurança enorme.
Mas acho isso um assunto muito interessante para pensar, porque será que isso acontece?